Parceria entre Liceu Criativos e universidade cria mentoria gratuita para artesãos

Parceria entre Liceu e Universidade

Da parceria entre o Liceu de Ofícios Criativos e a Universidade Positivo nasceu um projeto de extensão institucional com mentorias para desenvolver soluções inovadoras para os artesãos que comercializam produtos nas feiras de artesanato de Curitiba, especialmente na Feira do Largo da Ordem.

“A ideia é criar soluções e novas oportunidades para esses microempreendedores que foram impactados pela pandemia do novo coronavírus”, comenta Tangrian Cunico, coordenadora das Feiras de Arte e Artesanato da Prefeitura.

Desde o início da pandemia que o Instituto Municipal de Turismo (IMT) vem implantando alternativas para diminuir o impacto negativo nas vendas do setor criativo. Neste sentido foi criada uma plataforma de vendas on-line direcionada aos artesãos (https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br) e o Liceu de Ofícios Criativos vem realizando uma série de cursos on-line com o objetivo de alavancar as vendas do setor criativo nos meios digitais.

Remodelando negócios

Serão duas turmas de 40 alunos, que vão mentorar os 20 artesãos. Nesse processo os alunos devem buscar soluções para facilitar a comercialização dos produtos aos artesãos que tiveram as vendas impactadas pela pandemia.

“Nesse sentido, o intuito deste projeto é buscar soluções adequadas para estes artesãos, oportunizando assim novas possibilidades para os seus respectivos negócios”, relata Fernanda Albanaz, professora coordenadora do projeto na Universidade Positivo.

O projeto de extensão vai utilizar técnicas e ferramentas colaborativas para a coleta e classificação de informações, permitindo que estudantes de qualquer curso da Universidade Positivo possam desenvolver a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipe.

Quem pode participar

As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (11/8) e podem ser realizadas, clicando aqui, até o dia 28 de agosto. Para participar do programa o artesão deve ser permissionado do IMT e estar cadastrado no site da Feira do Largo. Os primeiros 20 artesãos que se inscreverem serão selecionados para participar do programa.

Troca de experiências

Na aula inaugural, a coordenadora das Feiras de Arte e Artesanato, Tangrian Cunico, e a assessora das redes sociais criadas pelo IMT, Grécia Corrêa, vão apresentar para os alunos da Universidade as principais dificuldades encontradas pelos artesãos neste período.

“Essa troca de experiências é fundamental para o sucesso do programa. Nós vamos apresentar as dificuldades que o setor vem sofrendo e a partir daí os alunos vão ter a oportunidade de criar soluções que vão impactar positivamente na vida desses artesãos”, comenta Grécia.

Em uma segunda etapa, os alunos vão entrar em contato com os artesãos inscritos, que serão beneficiados pelo projeto e será iniciado o processo de mentoria.