Pesquisa vai mostrar demanda do turismo em Curitiba e região

turpesquisa3

• turpesquisa3

A pesquisa que está identificando demandas do turismo em Curitiba e demais municípios da Região Metropolitana chega à fase de codificação de dados e das informações obtidas. O trabalho está sendo acompanhado de perto pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho.

"Este é um momento de muita atenção destes pesquisadores para com este trabalho que é de grande importância para implementação dos programas do município e na elaboração de novas atividades de fomento do turismo em Curitiba", afirma Carvalho.

Durante sete dias, 32 pesquisadores conversaram e colheram informações de turistas em pontos de saída de Curitiba, como rodoviária, aeroporto Afonso Pena e nas BRs 376, 277 e 476, a antiga 116. Nos locais de aplicação da pesquisa, contaram com o apoio das polícias rodoviária estadual e federal e de funcionários da infraero e da rodoferroviária.

O objetivo da pesquisa é fazer o dimensionamento do fluxo de turistas para obtenção de dados estatísticos. Thais Arruda, que coordena a pesquisa pelo Instituto de Turismo, afirma que também é uma oportunidade para ouvir o turista e avaliar suas necessidades, críticas e elogios.

"Os depoimentos são valiosos na construção deste documento que começa a apontar para pontos fortes do turismo e outros que podem ser melhorados neste setor", garante.

Além de turistas, foram também entrevistados visitantes que estiveram temporariamente na cidade; pessoas em trânsito e moradores de Curitiba e da Região Metropolitana.

Os entrevistados responderam questões sobre infra-estrutura do turismo local, hospedagens, transporte, qualidade ambiental, organização da viagem e informações pessoais, entre outras. O resultado da pesquisa será divulgado ainda neste semestre