Ir para conteúdo

Prefeitura e Sebrae celebram parcerias de sucesso

Prefeito recebe Presidente do Sebrae

  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae
  • Prefeito recebe Presidente do Sebrae

 

Na tarde desta quarta-feira (18/8), o prefeito Rafael Greca recebeu o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae), Carlos Melles. As ações de fortalecimento da economia lançadas pela Prefeitura de Curitiba e o Sebrae/PR, estão ajudando empreendedores e pequenas empresas da capital a inovar e enfrentar os desafios da crise causada pelo novo coronavírus. 

As iniciativas integram o Plano de Retomada Econômica de Curitiba, com parcerias que abrangem as áreas de Finanças, Turismo, Segurança Alimentar e Inovação.

“O Sebrae é o nosso grande parceiro na retomada econômica, com diversos projetos de sucesso que devem ser replicados em outros municípios brasileiros. A ideia é que Curitiba seja o exemplo da mais dinâmica economia nesta retomada”, disse Greca.

Melles declarou a admiração que tem pelo Paraná e reforçou a importância das ações do prefeito Rafael Greca. "Estou aqui também para aprender, replicando esses aprendizados nos 27 estados; o que acontece em Curitiba reverbera em todo o Brasil", salientou.

Finanças

Desde o lançamento, o Fundo de Aval de Curitiba, parceria com o Sebrae, já garantiu R$ 10,2 milhões a empresas da capital que precisavam de um empréstimo, mas não tinham garantia. 

“Já pudemos auxiliar 95 empresas, um número bastante expressivo, e como o fundo é rotativo as empresas vão emprestando e vão pagando, fazendo com que os recursos se multipliquem”, comentou Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Turismo

Dentro do Programa de Retomada Econômica, o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e o Sebrae-PR são parceiros no programa de Qualificação Gerencial, que ofertou 7.179 horas de consultoria gratuita. Foram 1.523 atendimentos, sendo 985 a pequenas empresas. O investimento chegou a quase R$ 1 milhão, sendo 70% do Sebrae e 30% do IMT.

O Sebrae ainda é parceiro no Pró-Metrópole, que promove a integração do produto turístico através da Experiência Rotas do Pinhão e qualificação para o turismo. E atua como moderador no mapa estratégico do processo de Destino Turístico Inteligente, fazendo parte do grupo do Ecossistema.

Segurança Alimentar

O convênio realizado entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e o Sebrae/PR vem realizando ações de inovação com a oferta de novos produtos, melhoria da gestão das feiras livres e mercados públicos da capital, valorização dos agricultores da Região Metropolitana, criação de uma marca própria do Mercado Municipal e uso de novas soluções digitais para aumentar as vendas de alimentos

De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, além de minimizar os efeitos da pandemia a parceria também vem preparando equipes e permissionários de estabelecimentos do município para os desafios pós-covid, como o crescimento da concorrência, a necessidade de diferenciais e a maior presença digital. 

Agência Curitiba

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, relata que somente no primeiro semestre de 2021 foram realizados 52 mil atendimentos nos Espaços Empreendedor, criado nas dez regionais da cidade. Estão ocorrendo ainda capacitações e consultorias on-line do Sebrae/PR, beneficiando empreendedores e pequenas empresas de Curitiba em uma plataforma especialmente construída para a ação conjunta com a Prefeitura. 

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi; e o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Quer compartilhar?