Os espetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 atraíram cerca de 330 mil pessoas. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, as apresentações ocorreram on-line, em sistema drive-in ou com público restrito, como alternativas para favorecer o distanciamento social.
Nesta quinta-feira, (4/2), os patrocinadores que tornaram possível a realização dessas celebrações participaram de uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca e secretários de governo. Todos assistiram a um vídeo dos espetáculos de Natal e os patrocinadores foram presenteados com uma encadernação em veludo criada pela artista plástica Claudia Stachera, contendo um diploma e imagens do fotógrafo Daniel Castellano.
“Realizamos o maior Natal do Brasil. Enquanto o país inteiro ignorou o Natal, nós demos um exemplo de esperança, seguindo todos os protocolos epidemiológicos, e trouxemos alegria em um período de pandemia”, disse Greca.
O espírito do Natal envolveu toda a cidade, com decorações e espetáculos descentralizados. Foram 16 grandes árvores natalinas que iluminaram as principais ruas de Curitiba, dez estrelas de Belém decoraram monumentos e o Centro Histórico e as dez Administrações Regionais também receberam decoração especial.
“Em 2020 tivemos um grande desafio e conseguimos não apenas manter as festividades do Natal, como criamos formatos alternativos não somente para os espetáculos, nós inovamos também com os agendamentos via aplicativo. O sucesso é resultado de um trabalho em equipe bem realizado”, diz Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo - Curitiba Turismo.
Os números refletem o sucesso
Mais de 544 mil pessoas participaram das festividades natalinas na cidade e os eventos digitais alcançaram cerca de 80 mil pessoas. No Restaurante Madalosso, as apresentações no formato drive-in receberam 2.080 carros. O Auto de Natal Condor, no sistema drive-in, atraiu 840 carros. O Caminho de Luz, do Parque Náutico, com patrocínio das Loterias Caixa, recebeu cerca de 80 mil pessoas.
Além disso, 7.800 famílias puderam passear de carro no Natal Condor do Passeio Público e outras 25 mil pessoas foram conferir a decoração de Natal e as sessões de cinema ao ar livre no local.
A Vila de Natal Electrolux teve um público estimado de 50 mil pessoas. O Caminho de Luz Condor, no Parque Barigui, recebeu aproximadamente 202.500 pessoas nos 40.500 carros que percorreram o circuito.
Teve ainda moldura para selfie com decoração natalina com patrocínio do Banco do Brasil no Bosque Alemão e o Circuito A Vida é um Presente, com túnel de luz em formato de iglu, na sede do Consórcio Servopa.
Nos últimos quatro anos, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais atraiu mais de 2 milhões de pessoas. Com o sucesso das edições anteriores e a ampla divulgação nos veículos de comunicação e redes sociais, o evento conquistou um lugar definitivo no calendário turístico nacional.
Homenageados
Receberam a homenagem, o presidente fundador do Condor Super Center, Joanir Zonta; Camila Mata, representando a Electrolux Latin America; a superintendente da Caixa Econômica Federal, Maria do Carmo Gonçalves da Rocha; Darlan Sampietro Baldissera e Sônia Maria de Paula, representando o Banco do Brasil; Roger Wolf Pedroso, representando o Grupo Servopa; e Ana Carolina Gurgel Knopki, representando o Madalosso.
Também participaram do evento a secretária municipal de Comunicação Social, Mônica Santanna; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi Bellegard Palacios; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues; o diretor de Ação Cultural, Edson França Bueno; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Júnior; e o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior.