Ir para conteúdo

Prefeitura promove agenda multisetorial e impulsiona empoderamento feminino

Dia Internacional da Mulher

  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8/3), vai muito além das homenagens em Curitiba. As celebrações incluem o lançamento de uma linha de crédito especial para empreendedoras, Paiol Digital especial com lideranças femininas, programação de filmes pela internet e cursos on-line de empreendedorismo feminino. Além disso, serão lançadas duas campanhas, uma voltada ao empreendedorismo "Ela Faz" e outra sobre “Curitibanas que Inspiram”.

A cor lilás, alusiva aos movimentos de empoderamento das mulheres, passa a iluminar, até o dia 22 de março, espaços públicos da cidade: a estufa do Jardim Botânico, a Praça do Japão, o Portal Polonês e a Rua da Cidadania do Pinheirinho. 

A linha de crédito e as campanhas serão apresentadas nesta segunda-feira (8/3) pelo prefeito Rafael Greca. A assessora de Direitos Humanos e Coordenadora da Política da Mulher, Elenice Malzoni, destaca que a celebração pelo Dia da Mulher é sobre fornecer ferramentas para que as mulheres conquistem o espaço desejado na sociedade.

“O nosso compromisso é avançar na luta pelos direitos que as mulheres devem alcançar e para isso estamos sempre atentas, fortalecendo as políticas públicas e criando oportunidades que promovem a autonomia das mulheres”, avalia Elenice.

Políticas públicas

Está sendo lançada a campanha de Empreendedorismo para as Mulheres – Ela Faz, que traz um sentido amplo de empreendedorismo, para além da vida profissional e que pretende auxiliar as mulheres a empreenderem em todos os setores da vida, impulsionando as mulheres à própria independência.

A ideia é atingir todas as mulheres em diversos setores da sociedade, auxílio para quem já empreende e sofreu com os efeitos da pandemia, o caminho para quem quer empreender e oferecer qualificação profissional para quem precisa. Ela Faz a própria vida, faz as melhores escolhas, se torna independente, rompe ciclos de violência e faz a diferença no mercado de trabalho.

A campanha é fruto de um trabalho intersetorial reunindo a Assessoria de Direitos Humanos, o Instituto Municipal de Turismo, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional  (SMSAN) e a Secretaria  Municipal da Comunicação Social.

Crédito

Uma linha de crédito especial com juros menores para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres também está sendo lançada pela Prefeitura em parceria com a Agência Curitiba, Garantisul e cooperativas de crédito. Com taxa a partir de 0,59% ao mês e garantia do Fundo de Aval do município, o benefício para as empreendedoras será oferecido por até oito meses.

Informações sobre o financiamento especial para as mulheres poderá ser requerido nos Espaços Empreendedor da Prefeitura,  que estão oferecendo atendimento remoto durante a pandemia (confira os telefones e emails). Se for considerada apta para receber o empréstimo, a empreendedora será encaminhada à Garantisul para iniciar a análise de crédito e escolher uma cooperativa de crédito, como Copesf, Sicoob, Fomento Paraná e Sicredi.

Em Curitiba, quase metade dos 155 mil microempreendedores inviduais (MEIs) são mulheres. São 71,3 mil pequenos negócios da capital (46%) que têm comando feminino, em áreas como beleza, varejo, turismo, sustentabilidade, gastronomia e TI.

Mulheres que sonham em abrir o próprio negócio também podem participar do Empreendedora Curitiba. Relançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa do município já beneficiou três mil mulheres da capital e região, nos últimos três anos, com capacitações presenciais até o fim de 2019 e eventos on-line em 2020 e 2021 devido à pandemia.

 

Confira a agenda de eventos on-line em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Durante o mês de março a programação dedicada às mulheres inclui webinários, sessões de cinema, rodadas de literatura, entre outras atividades, a maioria online e respeitando os protocolos de saúde impostos pela pandemia do novo coronavírus.

Políticas para Mulheres

A Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres promove webnários abertos que fazem reflexões sobre igualdade de gênero e promovem a autoestima favorecendo a autonomia das mulheres: 

  • Empreender e meditar: Ferramentas para o autodesenvolvimento - Palestrantes: Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres; Lilian Miranda, embaixadora da Paz da Organização Internacional Mãos Sem Fronteiras; Adriele Ayres Brito, advogada com especialização nas áreas de Tecnologia da Inovação, Internet e Jurisdição, Governança da Internet e Direito Público, Constitucional e Digital. Data: 9 de março; Horário: 10h; Saiba mais clicando aqui
  • Empoderamento, protagonismo e direitos femininos - Palestrantes: Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres; Adenir Fonseca Dos Santos, diretora presidente do Instituto IBGPEX- UNINTER; Helena Rocha, advogada e professora universitária, presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR; Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, advogada, co-coordenadora do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM/Brasil). Data: 10 de março; Horário: 10h; Saiba mais clicando aqui.  

Fundação Cultural

Palestras, debates e exibição de filmes com temática feminina fazem parte da programação on-line dedicada as mulheres:

  • Ciclo de Leitura - Poesia Feminista. Por meio das poesias escritas por mulheres que vivem ou viveram em diferentes contextos, serão, ao longo de três dias, refletidos e discutidos os seguintes temas: a obra de artistas como Hilda Hilst, Rupi Kaur, Cristiane Sobral, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, entre outras (com certificado de 4,5 horas para quem participar dos três encontros); e "Beleza: um conceito genérico que nos assombra a vida toda. Uma cobrança social infundada. Afinal, o que é uma mulher bonita?", com as mediadoras Alana Albinati, Tatiane Phauloz e Sueelem Witsmiszyn. Data: 8 de março; Horário: 15h; Transmissão Online:  Google Meet; Ingressos: gratuitos. Incrições já esgotadas.
  • Debate "Amor: quantas facetas deste sentimento uma mulher é capaz de sentir? Mãe, esposa, amiga, provedora, professora. Como ensinamos o amor próprio a todas elas?". Evento mediado por Alana Albinati, Tatiane Phauloz e Sueelem Witsmiszyn Data: 9 de março; Horário: 15h; Transmissão: Google Meet; Ingressos: gratuitos. Incrições já esgotadas. 
  • Debate "Sexo: para algumas comunidades desejar alguém e se relacionar é sujo, nojento e ainda por cima uma obrigação de procriar, pois, nós mulheres viemos ao mundo para gerar e não para sentir prazer. Mas o instinto sempre é argumento para justificar seres humanos que ultrapassam o limite do corpo alheio e o violam para seu próprio gozo. Afinal, sexo é a liberdade e a opressão de quem?". Evento mediado por Alana Albinati, Tatiane Phauloz e Sueelem Witsmiszyn. Data: 10 de março; Horário: 15h; Transmissão: Google Meet; Ingressos: gratuitos. Incrições já esgotadas.  
  • Cine Passeio - Diretoras femininas são o foco da programação virtual do Cine Passeio, que segue até o dia 10 de março. São quatro dramas e dois documentários estão disponíveis gratuitamente na Sala Cine Plaza. Na Sala Vitória, outros seis filmes, de suspense a romance, completam a programação. Acesse o site cinepasseio.org e assista. Para mais informações, clique aqui.  

Instituto Municipal de Turismo

O órgão ligado à Prefeitura promove, através do Liceu de Ofícios Criativos, as seguintes lives voltadas às artesãs das feiras da capital: 

  • Mulher & Artesã: empreender requer dedicação, força e determinação. É enxergar uma oportunidade, tirar o sonho do papel e fazer dar certo o seu negócio. Neste bate papo leve e descontraído, conduzido pela mentora de mulheres Andrea Cristina Carvalho você vai conhecer a história das artesãs Adriana Metzger (@artesemosaicos), Maristela Dias Antoniacomi (@alquimias.biscuit), Monica Farias Mota (@ateliemariaretalho), Pricila Santana (@Maramarocabrincar) e Soeli Terezinha Ferenc (@soeli.artecomgarrafa). Data: 8 de março; Horário: 15h; Para acessar, clique aqui
  • Como montar seu e-commerce do zero, com Verônica Esteves. Para as mulheres que pretendem montar um e-commerce e não sabem como, uma live, nesta quinta-feira, vai explicar todos os passos necessários. Data: 11 de março; Horário: 15h; Para acessar, clique aqui

Agência Curitiba e Vale do Pinhão

  • Neste mês, a Agência Curitiba e o Vale do Pinhão promovem uma semana de palestras especiais e também a edição especial do Paiol Digital - Elas Lideram. Confira todos os eventos, que vão de 8 a 12 de março, clicando aqui.  

Secretaria de Defesa Social e Trânsito

Várias ações irão homenagear servidoras e a população feminina de Curitiba que atuam ou são impactadas pela segurança e serviços de trânsito:

  • Segurança feita por elas As guardas municipais responsáveis por ações de segurança pela cidade serão homenageadas, nesta segunda-feira (8/3), por meio da Associação dos Guardas Municipais de Curitiba (Agmuc). No período das 9h às 13h, as guardas associadas receberão um presente distribuído por drive-thru no Parque Barigui, ao lado do campo de futebol da base do Grupo de Operações Especiais (GOE) da corporação. O formato de entrega foi pensado para evitar aglomerações e seguindo as orientações sanitárias de distanciamento social. De acordo com a diretoria da Agmuc, o presente simboliza o empoderamento das mulheres, com uma nécessaire personalizada contendo espelho, suporte para bolsa e um cartão. A Agmuc criou, nas redes sociais, um grupo específico para as mulheres associadas chamado “As empoderadas”, com a ideia de incentivar a participação delas nas atividades da associação, trabalhar a autoestima e tratar de temas relacionados à saúde e bem-estar.
  • Mulher no trânsitoA Superintendência de Trânsito (Setran) irá homenagear, no dia 8 de março, as mulheres motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, com um vídeo desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito (EPTran). Já as mulheres agentes de trânsito, integrantes das equipes técnicas e dos serviços administrativos da Setran receberão, ao longo do dia, um pequeno mimo com uma mensagem.

Regionais

Mulheres atendidas em pontos de vacinação, CRAS e CREAS da Prefeitura receberão homenagens nesta segunda-feira (8/3):

  • O Núcleo de Saúde do Tatuquara vai homenagear as mulheres neste dia 8/3. As 100 primeiras idosas a serem vacinadas e trabalhadoras que estiverem no ponto de vacinação do auditório da Rua da Cidadania do Tatuquara, vão receber rosas, além de um kit com duas máscaras descartáveis e recomendações de prevenção à covid-19.
  • Na Regional Santa Felicidade estão previstas homenagens às mulheres que buscarem atendimentos nas unidades do CRAS e CREAS. As homenagens vão desde a entrega de mudas de plantas ornamentais, lembranças artesanais, material informátivo e mensagens eletrônicas via WhatsApp.

*Várias atividades que estavam previstas para acontecer nas regionais foram suspensas em razão do novo decreto vigente no município. 

LEIA MAIS

Quer compartilhar?