Quer um passeio diferente? Percorra as atrações de Natal fazendo o roteiro de bicicleta

Roteiro de bicicleta

• Roteiro de bicicleta

Após dois anos de restrições por causa pandemia, as comemorações natalinas voltam com ainda mais força para a 6ª edição do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais. São 130 atrações ao longo de 32 dias para todas as idades e gostos. Mas com tantas decorações e atrações espalhadas pela cidade, por que não aproveitar e dar um passeio de bicicleta?

Pensando nisso, a Prefeitura traçou três roteiros para passeios de bicicleta, que vão desde o iniciante até o mais avançado, onde é possível aproveitar o encantamento do Natal enquanto se passeia pela cidade.

Mas antes alguns lembretes: use capacete e os equipamentos obrigatórios de segurança durante todo o trajeto e, quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, não transite na calçada e sim pelas laterais da pista no mesmo sentido do fluxo de veículos. Caso precise andar em calçadas, faça o caminho desmontado da sua bike.

E vale mais uma dica: além destes roteiros, este ano você pode explorar a cidade sobre duas rodas com o Pedala de Natal, que acontece mais uma noite até o Natal, passando pelo Caminho de Luz Ligga do Parque Náutico. Será na terça-feira, dia 20/12, com concentração às 20h na Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 - Boqueirão).

Nível iniciante - Passeio Público/Jardim Botânico - 8,5 km

• Comece pelas decorações do Natal Condor no Passeio Público, onde você encontra o Carrossel no Passeio Público - Natal Condor.
  • Siga pela ciclovia da Rua Mariano Torres, em direção à Rodoferroviária; ao chegar na Avenida Presidente Affonso Camargo vire à esquerda, passe pela Rodoferroviária e por baixo do Viaduto do Capanema, na Av. Prefeito Omar Sabbag. Na primeira entrada, entre à direita e em seguida à esquerda, para seguir na Av. Dr. Dário Lopes dos Santos.
  • No fim da avenida já é possível avistar o Jardim dos Sonhos Ademicon no Jardim Botânico.
  • Retorne pelo mesmo caminho para chegar ao Passeio Público.

Nível intermediário - Praça Osório/Ruínas do São Francisco - 4 km

• Comece seu passeio pela Feira de Natal da Osório.
  • Suba pela Rua XV desmontado de sua bicicleta até o Palácio Avenida, que está lindamente decorado. Um pouco mais acima está a decoração O Boticário na Rua XV, onde há uma árvore interativa que projeta as selfies dos visitantes.
  • Ao final do calçadão você encontra a Roda gigante da Vila Electrolux na praça Santos Andrade.
  • A próxima parada do passeio é o Carrossel do Passeio Público, uma das atrações do Natal Condor. Para chegar, siga em frente por 550m na Rua Presidente Faria e o Passeio Público estará a direita.
  • Saindo do Passeio Público, siga pela Rua Presidente Carlos Cavalcanti por 700m e vire à esquerda na  Rua Almirante Barroso. Continue por mais 200m e as Ruínas de São Francisco estarão na sua frente.
  • Retorne pelo mesmo caminho para chegar na Praça Osório.

Nível avançado - Passeio público/Parque Tingui - 17,5 km

• Partindo do Passeio Público, passe pela Praça Gibran Khalil, onde está o Memorial Árabe, e siga pela Rua Heitor Stockler de França, sentido Centro Cívico. Enquanto cruza a Avenida Cândido de Abreu, pare para observar a Árvore de Natal de 18 metros da rotatória em frente à Prefeitura de Curitiba e depois pegue a ciclovia na Rua Euclides Bandeira, margeando o Rio Belém.
  • A ciclovia passa pelo Bosque João Paulo II, onde está instalada uma linda árvore de Natal de 4 metros.
  • Seguindo pela ciclovia é possível curtir o caminho - o trajeto é cercado por árvores e acompanha o curso do rio - até o Parque São Lourenço, onde está uma árvore de natal de 12 metros e a decoração especial do Memorial Paranista, além de espetáculos de Ópera no meio de dezembro.
  • Para continuar, siga pela Rua João Gava até o Parque das Pedreiras onde estão a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame. Ali você também pode dar uma passadinha saindo da ciclovia até a rua Victor Benato (número 210), e o Natal da Família Folhas na Escola de Sustentabilidade no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho.
  • Continuando pela ciclovia, vire à direita na Rua Eugênio Flor (atenção, este trecho não possui ciclovia) e à esquerda na Rua Oswaldo Maciel, e você chegará ao Parque Tanguá, com sua árvore de 18 metros, decoração especial, o Carrossel de Luz Marista e autos no fim de dezembro, tudo no bairro Taboão.
  • Para sair do Parque Tanguá, pegue a lateral esquerda do mirante, siga a Rua Frei Bernardino Tomat até a Rua Domingos Antônio Moro para encontrar a ciclovia novamente. Pegue à direita e siga pela Rua Fredolin Wolf por mais 2,5 km, que mesclam boas descidas e algumas subidas, para chegar ao Parque Tingui, no Pilarzinho, onde é permitido pedalar na ciclovia interna, além de apreciar o Memorial Ucraniano e a árvore de Natal de 10 metros.
  • Retorne pelo mesmo caminho para chegar ao Passeio Público.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.