Ir para conteúdo

Restam poucos dias para fotografar o corredor de árvores vermelhas do Mossunguê

árvores vermelhas do Mossunguê

  • árvores vermelhas do Mossunguê
  • árvores vermelhas do Mossunguê
  • árvores vermelhas do Mossunguê
  • árvores vermelhas do Mossunguê


O tapete vermelho que já se forma na canaleta de ônibus da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado (Mossunguê), com a queda das folhas dos liquedâmbares (Liquidambar styraciflua), anuncia que não falta muito tempo para que o famoso cenário das imagens do outono curitibano se renove.

De acordo com o engenheiro agrônomo Roberto Salgueiro, responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha e pelos plantios das árvores no começo dos anos 2000, esta e a próxima semana podem ser as últimas de queda das folhas que tanto chamam a atenção da população. 

“É difícil prever o tempo exato, mas trata-se de uma mudança natural com a proximidade do inverno, quando as plantas precisam reduzir seu consumo de energia”, explica Salgueiro. 

Com cerca de 20 anos de plantio, estima-se que essas 850 mudas de liquedâmbares tenham 24 anos de idade, contando com seu período de desenvolvimento. São árvores originárias da América do Norte (México e Estados Unidos), que têm folhas que variam em tons de vermelho e podem passar de 15 metros de altura.

“O nome é em função da seiva na cor âmbar - um tom amarelo alaranjado - que escorre se for partido seu tronco”, conta o especialista. O avermelhado das folhas estreladas aparece após as tonalidades verde e amarela e se intensifica com a luminosidade. No inverno, elas ficam sem folhas.

Alerta 

As pessoas não devem circular pela canaleta para fazer as fotografias na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado. Andar a pé ou de bicicleta na via exclusiva do transporte coletivo é proibido e insistir na prática é perigoso. 

A exposição de um pedestre em uma canaleta traz riscos para a própria vida dele. Basta comparar a massa metálica de um ônibus biarticulado com a de um automóvel. Colisão com ônibus tem uma probabilidade maior de ser fatal. É preciso levar em consideração a operação de frenagem que um veículo de passeio pode realizar para desacelerar, muito mais rápida do que um ônibus, pelo tamanho, peso e número de passageiros, em caso de tentativa de frear de forma brusca.

O motorista do transporte coletivo tem uma responsabilidade muito grande e precisa manter atenção constante para garantir a segurança dos passageiros que transporta em cada viagem.

Quer compartilhar?