Nesta segunda-feira (12/12), o Conselho Municipal de Turismo de Curitiba (Comtur), realizou a 34ª reunião, que marcou o encerramento de 2022. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença dos membros do Conselho e do Ecossistema de Destino Turístico Inteligente.
Na pauta de discussões, a aprovação da ata da 33ª reunião, o calendário de reuniões para 2023, a assinatura do Protocolo de Intenções do Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente), o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 e um vídeo apresentando as realizações do Instituto Municipal de Turismo ao longo deste ano.
“O ano de 2022 vai entrar para a história como o ano em que superamos alguns índices do Turismo pré-pandemia em nossa cidade. O retorno das feiras presenciais, de atrações de Natal, entre diversas conquistas. E 2023 promete muito mais. Será um ano de grandes comemorações, com os 330 anos de Curitiba”, celebra Tatiana Turra, presidente do Comtur.
A próxima reunião foi agendada para o dia 7 de fevereiro de 2023, quando o Conselho retoma os encontros bimestrais.
Destino Turístico Inteligente
Um dos destaques do encontro foi a assinatura do Protocolo de Intenções do Curitiba DTI, proposto pelo Grupo de Trabalho que compõe o eixo estruturante de Governança.
“É um movimento que abrange a iniciativa pública e privada, foi crescendo de forma orgânica e desde 2020 já acumulamos diversas conquistas. Temos um compromisso de nos tornarmos até 2030, referência mundial em DTI”, comenta Tatiana.
O Protocolo de Intenções visa alinhar a cooperação entre os membros que iniciaram o projeto e foi firmado por representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba; Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo; Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná – Sebrae; e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná.
O documento tem por objetivo reforçar o compromisso entre as partes interessadas para dar continuidade ao trabalho que já vêm sendo desenvolvido, mas de uma forma mais alinhada, fortalecendo a parceria e os objetivos comuns em prol da transformação de Curitiba em Destino Turístico Inteligente.
O Curitiba DTI surgiu inspirado na experiência espanhola de transformação de localidades turísticas em destinos turísticos inteligentes, trabalho desenvolvido por meio de uma metodologia elaborada pela empresa pública Segittur.
Curitiba DTI é um projeto de transformação da cidade aproveitando a sua vanguarda em temas relacionados a smart cities ou cidades inteligentes que já vem sendo trabalhado por meio de diversas ações implementadas nos últimos anos pela Prefeitura.
Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais
Tatiana Turra explicou que a organização e realização do Natal é uma iniciativa multisetorial e que a edição deste ano vem superando as expectativas pelo mix de atrações.
Considerado o maior Natal com atrações gratuitas do Brasil, são mais de 130, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais já é um sucesso de público. As atrações estão sendo divulgadas seguindo um grande planejamento estratégico, para além das mídias digitais.
Durante os maiores eventos está sendo realizada uma Pesquisa de Demanda Turística, para mapear o público de moradores e turistas que prestigiam os espetáculos.