Ir para conteúdo

Roda-gigante na XV e projeções no Bosque Zaninelli estão entre as novidades do Natal de Curitiba

programação de fim de ano

  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • Natal em Curitiba
  • programação de fim de ano
  • programação de fim de ano
  • Roda-gigante na XV
  • Caravana Étnico Cultural na Rua da Cidadania do Boqueirão

Prepare-se para uma maratona de espetáculos e luzes. Pelo sétimo ano consecutivo, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais vai encantar moradores e turistas com atrações variadas e para todas as idades, a maioria gratuita.

Esse "encontro de emoções", tema da programação deste ano, vai durar 47 dias, a partir de 22 de novembro. 

A programação foi lançada na noite desta quinta-feira (26/10) pelo prefeito Rafael Greca e traz mais de 100 atrações, com novidades como a roda-gigante, que este ano estará no calçadão da Rua XV, em frente à Praça Osório, e um show de tecnologia luminosa na Escola de Sustentabilidade. No Parque Barigui, o Caminho de Luz abre passagem exclusiva para pedestres e ciclistas e no Jardim Botânico o público seguirá a trilha para a imensa Estrela de Belém.

Outro grande pacote de atrações são os espetáculos natalinos. As encenações vão misturar tecnologia, dança, teatro, shows de artistas renomados e, claro, grandes corais.

Em 2023 estão previstas 40 montagens e 170 apresentações, desde os autos nos bairros até o concerto da grandiosa coralista norte-americana Diane White-Clayton, que fará a regência de um coral de 300 vozes de adultos e crianças com a Camerata Antiqua de Curitiba.

Largada

O Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, será o ponto de partida da celebração do Natal de Curitiba 2023, com o inédito espetáculo Presépio de São Francisco, uma encenação que marca os 800 anos do primeiro presépio de Natal da história.

A decoração no coração da cidade incluirá a majestosa Árvore da Vida, enfeitada com 5 mil vasinhos de sálvias. Outras árvores iluminadas e decorações especiais encherão as ruas históricas.

Para compras natalinas, as tradicionais feiras nas praças Osório e Santos Andrade irão surpreender com opções de presentes, além da decoração especial para a época.

Principais atrações do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023

Auto do Presépio e Árvore da Vida AirPromo no Centro Histórico
Como já é tradição, o Largo da Ordem, no Centro Histórico, mais uma vez será o palco inaugural da programação do Natal de Curitiba. Nesta edição, o público contará com um inédito espetáculo, o Auto do Presépio de São Francisco, que celebra os 800 anos da criação do primeiro presépio da história.

A tradicional região também estará toda decorada e voltará a receber a árvore da vida AirPromo, de 11 metros de altura e enfeitada com 5 mil vasinhos de sálvias. Guirlandas gigantes e estrelas de Belém irão valorizar as fachadas de prédios históricos como o Palacete Wolf, o Solar do Rosário, a Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e o Palácio Garibaldi. Outras duas árvores iluminadas irão embelezar ainda mais o Memorial de Curitiba, que receberá concertos e espetáculos do Pavilhão Étnico, e a Praça João Cândido, onde está o Palácio Belvedere. Tudo gratuito.
Dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de novembro, sempre às 19h30
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Feiras Especiais de Natal
As tradicionais feiras especiais das praças Osório e Santos Andrade, no Centro, irão comercializar produtos natalinos e sugestões de presentes. As mais de 60 barraquinhas ganham uma decoração especial de fim de ano. Além das opções de artesanato de criadores de Curitiba e Região Metropolitana, as feiras também terão as concorridas bancas de gastronomia do mundo todo. Qualidade, originalidade e preço justo são diferenciais dos pontos nas praças Osório e Santos Andrade.
De 23 de novembro a 23 de dezembro


 

Roda-gigante O Boticário na Rua XV
Uma das atrações mais disputadas de edições anteriores do Natal de Curitiba, a roda-gigante volta em 2023 em um local inédito. O brinquedo, agora com patrocínio de O Boticário, ficará no calçadão da Rua XV de Novembro, próximo à Praça Osório, onde também ocorre a feirinha especial de Natal. Outro destaque da Rua XV de Novembro é a árvore viva, entre a Rua Doutor Muricy e Avenida Marechal Floriano, com 5 mil vasinhos de sálvias e 11 metros de altura. Tudo gratuito.
De 22 de novembro a 23 de dezembro


 

Natal de Curitiba no Mesa Solidária - Midialand
Três pontos do programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas à população em risco social, vão ganhar decoração de fim de ano e ceias especiais, com patrocínio da Midialand. Serão 350 refeições no Mesa Solidária Luz dos Pinhais (atrás da Catedral), no Centro; 300 refeições na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Viaduto do Capanema), no Centro/Jardim Botânico; e 250 refeições na Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco, no Campo do Santana. Tudo gratuito
Datas: a confirmar


 

Natal Ademicon no Jardim Botânico
Com patrocínio da administradora de consórcios Ademicon, o Jardim Botânico terá várias atrações este ano. Além da estufa com contornos luminosos, trilhas sonoras de Natal pelo Jardim Francês e árvore de Natal de 11 metros de altura, o espaço receberá a Grande Estrela de Belém, que irá compor um cenário ainda mais especial com toda a decoração. Tudo gratuito.
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 



Natal Shopping Mueller no Passeio Público
Primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público volta a receber a programação natalina com auto de Natal na Ilha dos Poetas, decoração especial com árvore de Natal de 11 metros e portais iluminados. O patrocínio é do Shopping Mueller, que ainda irá oferecer carrossel veneziano para a alegria de curitibinhas. Tudo gratuito.
Autos natalinos: de 30 de novembro a 23 de dezembro (de quinta a domingo, às 19h30)
Carrossel e decoração: de 22 de novembro a 7 de janeiro



Natal Electrolux na Escola de Sustentabilidade
A Escola da Sustentabilidade, no Pilarzinho, terá atrações natalinas para todas as idades. Além de uma árvore de Natal ricamente decorada, o espaço no Bosque Zaninelli contará com um espetáculo tecnológico de projeção de imagens no paredão e embarcações percorrendo o lago – tudo para tornar a atmosfera ainda mais lúdica o local. A vegetação ao redor da passarela que dá acesso ao paredão também ganhará iluminação cênica. Tudo gratuito.
Dias 6, 7, 8, 13, 14, 15 de dezembro, às 19h30
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Bikes, motos e carros no Caminho de Luz do Parque Náutico
Pela primeira vez aberto para diferentes modais, o circuito de Natal de carro (drive-thru) no parque do Boqueirão terá dias especiais para bicicletas e motos. A atração vai se espalhar por 1,5 km e reunirá estações com atrações como presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal de 22 metros e estruturas do local iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre). O Caminho de Luz Parque Náutico irá margear o belo lago do parque que faz divisa com São José dos Pinhais. Tudo gratuito
De 1º de dezembro a 23 de dezembro (terça a domingo), 19h às 22h
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Balé nas Ruínas São Francisco
Mais uma temporada do espetáculo O Quebra Nozes, nas Ruínas São Francisco, que terá patrocínio do Banco do Brasil. Obra-prima da dança clássica, criada por Tchaikovsky em 1891, a montagem para o Natal de Curitiba conta com a participação de 30 bailarinos e bailarinas da Curitiba Cia de Dança e será apresentada no palco ao ar livre das Ruínas de São Francisco, perto do Belvedere. A primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo no elenco. Ao lado do palco, uma árvore de Natal de luz de 12 metros completa o belo cenário. Tudo gratuito.
De 6 a 10 de dezembro
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Oratório de Natal do Parque Tanguá
Uma mistura de espetáculo circense, teatro, dança e música iluminado por fogos de artifício silenciosos. O Oratório de Natal do Tanguá reunirá um elenco de 40 artistas que vão celebrar com o público o Natal de Luz em um dos mais belos cartões-postais da cidade. O espaço ainda tem como destaque a decoração formada por uma árvore de Natal de 18 metros de altura e contornos de luz evidenciando a arquitetura semicircular do Belvedere. Tudo gratuito.
Dias 20 a 23 de dezembro
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Show de drones e árvore de Natal do ParkShoppingBarigui 
Localizada em uma ilha artificial no lago, proporcionando uma bela imagem de seu reflexo na água, a árvore de Natal do Parque Barigui será a mais alta da cidade e tem patrocínio do ParkShopping Barigui. São 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED na cor verde que fazem a gigantesca estrutura ser uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima de Natal de Curitiba. Sucesso da edição do ano passado, a atração ainda terá no seu entorno shows de drones luminosos, que irão destacar ainda mais a árvore de Natal do ParkShopping Barigui. Tudo gratuito.
Show de drones: 3 de dezembro (haverá mudança em caso de condições climáticas adversas)
Decoração: 22 de novembro a 7 de janeiro


 

Natal da Ligga no Parque Barigui – caminho a pé
Neste ano, o circuito do Natal da Ligga no Parque Barigui será feito a pé, em vez de carro. A partir do portal junto ao estacionamento da BR-277, o público poderá apreciar portais iluminados que celebram os 330 anos da capital, árvores com contornos e pontos de luz e uma iluminação indireta vinda de canhões de luz instalados nas águas do lago. Ao final do circuito de 500 metros, um palco com apresentações de espetáculos e presépio. Além da árvore de Natal de 22 metros, patrocinada pelo ParkShopping, que também irá compor com o circuito, a Ligga irá instalar uma segunda árvore na rotatória da Avenida Cândido Hartmann, que dá acesso ao Barigui pela Alameda Ecológica Burle Marx. Tudo gratuito.
De 24 de novembro a 23 de dezembro (terça a domingo)
Terças, quartas e quintas – 19h30
Sextas, sábados e domingos (duas sessões) – 19h30 e 21h
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 


 

Natal Servopa na Mário Tourinho
Com direito este ano a uma inédita feira gastronômica, o Consórcio Servopa volta a patrocinar a decoração “instagramável” do Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, no bairro Campina do Siqueira. Destaque para uma escultura iluminada de 10 metros ao centro do jardinete. Tudo gratuito
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro




Natal Ligga Arena na Praça do Athletico
Apresentações culturais, feirinha de artesanato e gastronômica e decoração com muito brilho nas árvores e na concha acústica vão fazer parte do Natal Ligga Arena, na Praça Afonso Botelho, no bairro Água Verde.
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Natal no Palácio Avenida
O 33º Natal do Palácio Avenida, parte do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023, terá o tema O Encanto da Árvore de Natal. As apresentações acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, às 20h, com um ensaio geral no dia 15. O evento contará com um coral natalino de 70 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento, mantendo sua tradição. O Bradesco é o realizador da mais tradicional atração natalina da capital paranaense. Tudo gratuito.
Dias 16 e 17 de dezembro, às 20h
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Estações de Luz Uninter
Pela segunda edição consecutiva, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais vai iluminar a rota do transporte público. Passageiros dos ônibus biarticulados e ligeirões que circulam pela canaleta expressa da Avenida Sete de Setembro serão surpreendidos com a decoração luminosa que vai contornar um dos ícones do design urbano de Curitiba, as estações-tubo de embarque e desembarque em nível. Nesse trecho movimentado da canaleta, frequentado por mais de 120 mil passageiros diariamente, a Uninter vai adornar dez estações-tubo em ambos os sentidos.
Decoração: de 22 novembro até 7 de janeiro


 


 

Concerto especial de Natal com Diane White-Clayton e coros curitibanos
Sob a maestria da renomada regente norte-americana Diane White-Clayton, a Camerata Antiqua de Curitiba se unirá aos coros comunitários das dez regionais da cidade e das crianças do programa MusicaR em um concerto especial. No palco do Teatro Positivo, no dia 29 de novembro, cerca de 300 participantes irão harmonizar canções natalinas com a riqueza cultural dos "spirituals", resultando em um repertório que promete evocar profundas emoções e espiritualidade. Diane White-Clayton, reconhecida especialista em "spirituals", liderará músicos e coralistas em uma performance que irá espalhar a mensagem de amor, esperança e solidariedade neste momento tão significativo do ano.
Dia 29 de novembro, às 20h
Local: Teatro Positivo
Entrada gratuita, com ingresso social (1kg de alimento não perecível)




Rock´n Xmas – Hard Rock Café
O melhor da música natalina em ritmo de rock estará na programação do Natal de Curitiba com o Rock´n Xmas. As apresentações acontecerão nas sacadas do Hard Rock Café, permitindo que o público desfrute da fusão de clássicos natalinos com o poderoso som de guitarras. Para deixar o clima ainda mais festivo, a Rua Comendador Araújo, que passa ao lado do Hard Rock, terá decoração especial. Tudo gratuito.
Datas a confirmar


 

Natal do Paço da Liberdade
A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganhará projeção computadorizada, em um show de som e luzes. Tudo gratuito
Dias 5, 6 e 7 de dezembro
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro


 

Auto de Natal e Ópera das Etnias no Memorial Paranista
O Memorial Paranista do Parque São Lourenço receberá dois grandes espetáculos. A Ópera das Etnias, superprodução apresentada ao ar livre, adaptação do conto de Natal do escritor Charles Dickens (1812-1870), reúne no palco um elenco de 40 artistas interpretando diferentes etnias. O outro espetáculo é o Oratório de Natal de Curitiba, com atores, bailarinos e cantores que contam o nascimento de Jesus Cristo em um espetáculo de teatro, dança, ópera e circo para encerrar as festividades do  Natal de Curitiba. Tudo gratuito.
Ópera das Etnias: de 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro, às 19h30
Auto Oratório de Natal de Curitiba: 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 19h30
Decoração: de 22 de novembro a 7 de janeiro


 

Espetáculo de Natal para crianças nas Regionais de Curitiba
As nove Ruas da Cidadania de Curitiba e a Admnistração Regional da CIC ganharão decoração especial, com a tradicional árvore e rosácea de luz e também receberão um espetáculo produzido pela Fundação Cultural de Curitiba. Nesta edição, o Auto terá como personagem principal São Francisco de Assis, que contará para as crianças como criou o primeiro presépio da história e a beleza que a tradição traz aos corações de boa vontade. Tudo gratuito.
27/11 – Regional da Matriz
28/11 – Regional CIC
29/11 – Regional Boa Vista
30/11 – Regional Pinheirinho
1º/12 – Regional Santa Felicidade
4/12 – Regional Boqueirão
5/12 – Regional Tatuquara
6/12 – Regional Cajuru
7/12 - Regional Fazendinha

Decoração: de 22 de novembro a 7 de janeiro


 

Cantata de Natal do Bairro Novo – Coro de mil crianças
Finalizando a temporada de espetáculos nas regionais, a tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo reunirá mil crianças. O maior coral infantil de Curitiba faz única apresentação com músicas de Natal e arranjos especiais. Tudo gratuito
Dia 8 de dezembro, às 19h
Decoração: de 22 de novembro a 7 de janeiro


 

Natal da Família Moletta
No Umbará, a decoração iluminada das dez casas e de toda a rua sem saída volta a compor a programação do Natal de Curitiba. Além das luzes, árvore de Natal, flores, guirlandas, presépio, Papai Noel e outros detalhes, o local contará com uma praça de alimentação.
Decoração: de 18 de novembro a 30 de dezembro
Ingresso: valor a confirmar




Ópera João e Maria
Baseado no conto de fadas dos irmãos Grimm. A ópera, apesar da temática infantil, apresenta grande maturidade musical e já foi gravada por grandes intérpretes do meio operístico. Hänsel und Gretel teve estreia em 23 de dezembro de 1893, em Weimar, sob regência de Richard Strauss. No Brasil, foi apresentada pela primeira vez no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em 1902. Esta foi a primeira ópera transmitida pelo rádio, em 1923, no Covent Garden. Oito anos mais tarde, no Natal de 1931, foi a primeira ópera completa transmitida ao vivo, também pelo rádio, pelo Metropolitan.
Dias 19, 20, 21 de dezembro, 20h. Dia 22 de dezembro, 17h
Auditório Regina Casillo - Solar do Rosário
Ingresso: a partir de R$ 15




Natal da Família Madalosso
O maior restaurante da América Latina, em Santa Felicidade, integra mais uma edição do Natal de Curitiba. Pelo 4º ano consecutivo a fachada do Restaurante Madalosso se transforma em um palco iluminado, com encenações e repertórios que prometem encantar o público. Dessa vez, o espetáculo será A Grande Fábrica de Natal do Papai Noel.
Dias 29 de novembro, 3, 5, 12,17 e 22 e 23 de dezembro
Decoração: de 22 de novembro a 7 de janeiro




Festa das Lanternas
A procissão de São Martinho é uma antiga tradição cristã surgida na Idade Média. Ainda muito popular na Áustria e em boa parte da Alemanha, o costume é recordar o santo católico com uma procissão à noite e na qual crianças e adultos levam lanternas feitas com velas e papel colorido com diferentes formatos. Há, ainda, quem leve lampiões durante a caminhada na qual são entoados cantos tradicionais. Em Curitiba a festa das Lanternas já virou uma tradição natalina que acontece no Bosque Alemão, no Vista Alegre. Gratuito.
Dia 10 de dezembro, às 19h
Bosque Alemão
Decoração: de 22 de novembro a 7 de janeiro


 

Trechos de óperas nas janelas históricas do Instituto de Educação
As janelas do centenário prédio do Instituto de Educação do Paraná, no Centro, viram palco iluminado de um emocionante concerto de árias operísticas. A apresentação será voltada para a Rua Voluntários da Pátria. O evento tem como pano de fundo a majestosa fachada deste icônico edifício.
Dias 11, 12 e 13 de dezembro, às 19h30
Decoração: de 22 de novembro até 7 de janeiro

*A programação está sujeita a alterações. Acompanhe pelo Guia Curitiba.
 

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no Guia Curitiba

Quer compartilhar?