Setor criativo participa da 1ª Maratona Criativa SouCuritiba

1ª Maratona Criativa SouCuritiba

Evento gratuito e totalmente digital, a 1ª Maratona Criativa SouCuritiba começa nesta quinta-feira (29/7) e vai até o dia 4 de agosto. A maratona vai movimentar o setor criativo na concepção de novos produtos com a identidade curitibana e é uma realização do Instituto Municipal de Turismo (IMT) em parceria com o Sebrae-PR.

Os 34 inscritos contam com a orientação de 18 mentores voluntários e uma extensa agenda de atividades. O Projeto SouCuritiba existe desde 2013 e foi criado para fomentar o desenvolvimento de suvenires inovadores, gerando oportunidades de negócios para os produtores locais.

“Para quem tiver interesse nos assuntos, as palestras estarão disponíveis, após o encerramento da Maratona, no canal do Youtube do Liceu de Ofícios Criativos”, comenta Tatiana Neves, coordenadora do setor criativo no IMT.

A fase final da Maratona acontece no dia 18 de agosto, com a apresentação e lançamento dos produtos. Os participantes ainda terão a oportunidade de apresentar as criações para a curadoria do SouCuritiba, podendo ser incluído no catálogo de produtos, além de ter portas abertas em futuras negociações com a rede de lojas #CuritibaSuaLinda.

Dia: 29/7 – Quinta-feira
Objetivo do dia: ampliar a visão sobre as oportunidades na criação de produtos e pensar em como usar seu conhecimento em novos produtos.
14h – Abertura
14h30 – Palestra Tendências de Consumo Pós-Pandemia – Maria Fernanda Reis – Sebrae
15h10 – Palestra Produto com Identidade Local  – Izamara Carniatto – Designer
15h50 – Caso de Sucesso – Naotake Fukushima – Nexo Design
16h30 – Orientações aos participantes

Dia 30/7 – Sexta-feira
Objetivo do dia: aumentar as referências visuais e alimentar o espírito criativo.
14h – Abertura
14h15 – Tour Virtual Memorial Paranista – Tisa Kastrup (Instituto Municipal de Turismo – Coordenadora das Lojas Curitiba Sua Linda) e Ana Brun (Diretora do Centro Brasil Design)
15h15 – Tour Virtual Centro Histórico – Jan Ricelli – Curitiba Free Walking
16h – Orientações aos participantes

Dia 31/7 – Sábado
Objetivo do dia: pensar no consumidor como ponto de partida para a inovação e em como se comunicar o mercado da atualidade.
14h15 – O Mercado online de venda de produtos criativos – Fawes Tarbini
15h – Workshop Mapa da Empatia – Izamara Carniatto
15h30  – Orientações aos participantes

Dia 1/8 – Domingo
Dia livre para criação, testes e prototipagem. Junte todas as referências dos dias anteriores em alternativas de produtos.

Dia 2/8 – Segunda-feira
09h – 18h – Mentorias para design de produto/prototipagem. Aproveite o conhecimento dos mentores para te ajudar a definir ou validar seu produto, ou eleger a melhor alternativa se ainda estiver nessa etapa.

Dia 3/8 – Terça-feira
09h – 18h – Mentorias para design de produto/prototipagem.  Aproveite o conhecimento dos mentores para te ajudar a definir seu produto, lapidar e finalizar o protótipo.

Dia 4/8 – Quarta-feira
09h – 18h – Envio do Pitch. Use esse dia para fazer seu protótipo, produzir o vídeo do Pitch e enviar a ficha de produto.