Torre e Linha Turismo com horário ampliado nas férias

torrelinhajulho

• torrelinhajulho

A Prefeitura de Curitiba vai ampliar, a partir da próxima segunda-feira (7), o horário de funcionamento da Torre Panorâmica e da Linha Turismo em função das férias de julho. Os dois serviços funcionarão também às segundas-feiras para atender a demanda nas férias escolares, quando há aumento da procura por parte de turistas e estudantes.

A Linha Turismo, com uma frota de cinco ônibus - adaptados para o transporte de pessoas com deficiência - vai circular diariamente em julho, com veículos extras nos fins de semana. Em média são feitos 26,6 mil embarques por mês. Ao longo de 2007, 319.273 pessoas - 13 mil a mais do que em 2006 - usaram a Linha Turismo.

"Toda a frota da Linha Turismo estará à disposição da população e visitantes, especialmente dos estudantes em férias escolares", diz o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. "A Torre Panorâmica da Brasil Telecom é outro local bastante visitado neste período julho, possibilitando uma visão espetacular da cidade", acrescenta.

A Torre também é usada no período de férias para visitas educativas. No local funciona o Museu do Telefone, que mostra a evolução da telefonia no país com exposição de aparelhos telefônicos usados desde o período do Brasil Imperial. Todos os anos, a Torre recebe cerca de 100 mil visitantes que querem ver a cidade a uma altura de 109,5 metros, o equivalente a um prédio de 40 andares.

Passeio - O passeio pela Linha Turismo tem duração de duas horas e meia, passando por 25 pontos turísticos da cidade, um trajeto de aproximadamente 40 quilômetros. O tíquete custa R$ 16,00 e dá direito a um embarque, com mais quatro reembarques, permitindo que cada passageiro escolha os pontos turísticos que quer conhecer melhor.

O roteiro é uma ótima opção para quem quer conhecer as atrações de Curitiba. Dentro do ônibus, os passageiros são orientados por uma gravação que fornece informações sobre cada ponto turístico por onde a Jardineira passa. As informações são dadas em português, inglês e espanhol. O serviço funciona das 9h às 17h30, com os ônibus partindo a cada meia hora.

A Linha Turismo passa pela Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Centro de Convenções, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Estação Rodoferroviária, Teatro Guaíra/Universidade Federal do Paraná, Passeio Pública/Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemayer, Bosque do Papa/Memorial Polonês e o Bosque Alemão. E, ainda, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingüi, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigüi, Torre Panorâmica da Brasil Telecom e o Setor Histórico.

Serviço:

- A Torre Panorâmica da Brasil Telecom fica na rua Lycio de Castro Vellozo, 191, no bairro Mercês. Fica aberta ao público das 10h às 19h, de terça a domingo e nos feriados. Em julho abre às segundas-feiras. Adultos pagam R$ 3,00. Para crianças de 5 a 9 anos e idosos com 60 anos ou mais, o ingresso custa R$ 1,50. Menores de 5 anos não pagam.

- O serviço da Linha Turismo funciona das 9h às 17h30, com os ônibus partindo a cada meia hora. Outras informações podem ser obtidas por meio do Disque Turismo 3352-8000 ou nos Postos de Informações Turísticas da cidade.