Ir para conteúdo

Torre Panorâmica agora tem audiodescrição para visitantes cegos

QR Codes na Torre Panorâmica

  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica
  • QR Codes na Torre Panorâmica

 

 

Desde o início de setembro, os painéis informativos da Torre Panorâmica contam com um QR Code que possibilita o acesso à audiodescrição da paisagem. A instalação foi iniciativa do Instituto Municipal de Turismo, com a consultoria do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após uma visita técnica do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Programa Destino Turístico Inteligente.

A Torre Panorâmica de Curitiba é uma antiga torre de telefonia transformada em um mirante que permite uma visão 360° da cidade. Os novos QR codes possibilitam que pessoas cegas escutem a descrição do que é visto.

“Curitiba é uma cidade que sempre busca inovar e a possibilidade de inclusão deve ser uma norma no serviço público", diz Maíra Pedron, responsável pelo setor de Produtos Turísticos do instituto.

Neste sentido, o órgão também promoveu em setembro uma capacitação para os atendentes dos postos e centro de informações turísticas da cidade, em parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e através do programa Escola de Turismo. "Esses colaboradores receberam um treinamento prático para o atendimento de pessoas com deficiência, para prestar um serviço de qualidade adequado a cada público”, relata Maíra.

Inclusão

Para o assistente administrativo Anselmo de Camargo, de 43 anos, os QR codes são uma alternativa, entre várias, que enriquecem o turismo curitibano. “É muito importante ter para que todos possam conhecer a dimensão da cidade de uma forma diferente, até porque o espaço urbano é cultural”, explica. Anselmo mora no interior do Paraná e veio até Curitiba a passeio.

Para a estudante Maria Passo da Conceição, de 24 anos, e sua irmã, Camila Fernanda, de 19 anos, as novas alternativas de acessibilidade são passos que devem ser tomados para a inclusão de pessoas com deficiência.

“É muito importante que as pessoas com deficiência tenham acesso à essa ferramenta porque, assim, elas têm uma ideia melhor dos espaços que ocupam”, justifica Maria.

Torre Panorâmica

Inaugurada em 1991, a antiga torre de telefonia tem 109 metros de altura. Do topo, é possível observar os prédios, os parques e o restante do planejamento urbano de Curitiba. No horizonte mais distante, consegue-se visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e a Região Metropolitana de Curitiba.

Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia. E também o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso.

O Museu do Telefone fica no térreo, na entrada da Torre, com vários aparelhos que narram a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e uma loja #CuritibaSuaLinda com produtos originais, artesanais e de design que carregam a identidade curitibana.

Serviço

Os agendamentos de visitas à torre estão temporariamente suspensos. O atendimento será por ordem de chegada, sujeito à capacidade do mirante.*

Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - Mercês
Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp)
Horário: das 10h às 18h

Quer compartilhar?