Ir para conteúdo

Turismo faz pesquisa sobre público de eventos na cidade

<FONT size=2> <P align=left>A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, apresentou dados sobre o perfil do público que assistiu à 18ª edição do Festival de Curitiba, de 17 a 29 de março passado. Com este tipo de levantamento, os técnicos do Instituto avaliam a demanda turística, o perfil e a opinião dos moradores e visitantes sobre os eventos na cidade. </P> <P align=left>"Os números nos permitem definir estratégias para a elaboração do calendário de eventos da cidade", diz Juliana. Neste ano, também foram realizadas pesquisas no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), em março, e no Paraná Business Collection, em maio.</P> <P align=left>Outros quatro eventos deverão receber a visita de equipes do Instituto até o fim do ano. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 29 de março. Participaram 16 pesquisadores e dois coordenadores, que entrevistaram 1.360 pessoas.</P> <P align=left>O levantamento apontou que 9,4% dos espectadores - aproximadamente 17 mil pessoas - são turistas; 85,1%, moradores de Curitiba; e 5,5%, da Região Metropolitana. Dos turistas brasileiros que acompanharam o evento, 21,1% são do Rio de Janeiro; 20,3% de São Paulo; e 16,4% de Santa Catarina. O restante é do interior do Paraná, de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco. </P> <P align=left>A França é o maior polo emissor internacional de turistas para o festival, com 2,3% do total. Em seguida, empatados com 0,8%, estão Colômbia, Inglaterra, Japão, México, Paraguai. A maioria dos turistas (68%) procurou outros atrativos para conhecer na cidade, como bares (56,3%), restaurantes (49,4%) e exposições (29,9%).</P> <P align=left>As mulheres são maioria (56%) do público que acompanhou as apresentações do festival. A faixa etária predominante ficou entre 25 e 34 anos (33,2%). 39,3% do público tem ensino superior completo e renda mensal entre R$1.600,00 e R$ 3.000,00 (23,2%), seguida pela faixa de renda de R$ 3.000,00 a R$ 6.000,00 (21,2%)."Como já imaginávamos, o festival é um evento importante para movimentar a economia da cidade", diz Juliana.</P> <P align=justify></P> <P>&nbsp;</P></FONT>

Quer compartilhar?