Turismo recebe diretor de primeiro destino inteligente do mundo

• Turismo
  • Visita

A Prefeitura recebeu nesta semana a visita de Mário Villar, diretor de Inteligência Turística do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas (Invat-tur), na Espanha. Ele foi recebido no gabinete do prefeito Rafael Greca, ministrou uma palestra pela Escola de Turismo no Liceu de Ofícios Criativos para técnicos do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e visitou diversos pontos turísticos e de inovação na cidade.

Villar desempenhou papel fundamental para que Benidorm, na Espanha, fosse a primeira cidade do mundo a conquistar o certificado de Destino Turístico Inteligente (DTI), em 2018.

Para alcançar tal resultado, a cidade teve que cumprir uma série de requisitos em níveis de sustentabilidade, acessibilidade, novas tecnologias, inovação e liderança.

Processo de DTI

O destino Curitiba vem seguindo uma agenda de transformações e melhorias desde 2020, dando andamento nas etapas para se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI), chancelado pelo Ministério de Turismo (MTur).

“É uma grande oportunidade conhecer os detalhes do processo de Benidorm e nos desafia, como equipe e cidade de vanguarda, a se consolidar como referência brasileira em Destino Turístico Inteligente”, declara Tatiana Turra, presidente do IMT.

Evento em Gramado

Tatiana fez uma palestra na sexta-feira (13/5) no Connection, em Gramado (RS), evento que foi buscar referências globais em cidades inteligentes, entre elas Mário Villar, para orientar destinos brasileiros a evoluírem neste quesito.

“O encontro foi muito oportuno, reforçou o reconhecimento de Curitiba nessa área, além de proporcionar a troca de experiências com destinos já chancelados mundialmente”, conta Tatiana.

Destino Turístico Inteligente

É um processo que reúne o trabalho dos setores público, privado, academia e comunidade com o objetivo de acelerar a transformação de Curitiba em um destino ainda mais inovador e inteligente.

As etapas a serem seguidas começam com o compromisso do destino, seguem para o diagnóstico, o plano de transformação, execução, passam pela avaliação e por fim recebem o selo DTI Brasil.

A chancela de Destinos Turísticos Inteligentes concedida pelo MTur vai contribuir para diferenciar cada destino de outros competidores, favorecendo a melhoria do posicionamento na esfera turística nacional e internacional.