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<P align=left></B>A infra-estrutura urbana de Curitiba foi o item mais elogiado, com 30,5% de aprovação feita por turistas estrangeiros que estiveram na cidade participando de eventos internacionais. O resultado é parte da "Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil", mostrados, nesta quinta-feira (3), no Expo Unimed, pelo diretor de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso. A pesquisa mostrou também que Curitiba está entre os 10 principais centros de promoção de eventos internacionais do país, ocupando a 8ª colocação no <I>ranking</I> nacional.</P>
<P align=left>"Os resultados de Curitiba são diferenciados em relação a outras cidades brasileiras mostrando que o que mais chama atenção do turista estrangeiro nesta capital é a qualidade de vida proporcionada por uma estrutura urbana planejada e de qualidade, além das instalações oferecidas para realização dos eventos e o acolhimento dos visitantes", disse Pedroso. </P>
<P align=left>O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, que participou do evento, afirmou que o turismo de negócios é algo já consolidado em Curitiba. "Encabeçar a lista das principais cidades brasileiras na promoção de eventos internacionais faz com que gestores e parceiros tenham ainda mais responsabilidades para planejar e buscar melhorias ao setor, além da manutenção de exigências destes visitantes considerados de alto nível", afirmou Carvalho.</P>
<P align=left>Os números reúnem resultados de Curitiba colhidos por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), durante a <I>"Reunión de Dermatólogos Lationoamericanos - RADLA"</I>, realizada entre os dias 1º e 4 de maio de 2008, em Curitiba. Na ocasião foram entrevistados 1.236 turistas estrangeiros, provenientes de 13 países diferentes, que participaram do encontro.</P>
<P align=left>A pesquisa detalhou gastos e perfil sócioeconômico do turista estrangeiro que vieram ao País para participar de congressos, seminários, workshops e colóquios, além de informações detalhadas sobre a viagem e avaliações sobre a infra-estrutura da cidade e o evento em si.</P><B>
<P align=left>Resultados - </B>Dos 1.236 turistas estrangeiros participantes do evento realizado em Curitiba, 36,6% têm entre 45 a 54 anos e 30,6%, entre 35 e 44 anos. Com relação à escolaridade, 62% têm especialização ou pós-graduação. Quando perguntados sobre faixa mensal de renda, 17,4% declararam possuir renda entre US$ 1 mil e US$ 2 mil, 18,8% entre US$ 2 mil a US$ 3 mil e 16,2 % entre US$ 3 mil a US$ 4 mil. 4,1% dos entrevistados afirmaram ganhar mais de US$ 10 mil mensais.</P>
<P align=left>A pesquisa também reuniu dados que avaliaram informações sobre a viagem do turista a Curitiba. Mostra que 53,3% dos delegados estrangeiros presentes ao evento estavam visitando o Brasil pela primeira vez. Outros 46,7% já estiveram no País em outras ocasiões. Os hotéis são o tipo de hospedagem utilizado pela quase totalidade dos participantes do evento (99,7%). Cerca de 25% dos entrevistados permaneceram na cidade de Curitiba antes ou após o evento. A média total de pernoites durante a viagem foi de 5,4.</P>
<P align=justify>Dos delegados que permaneceram dias extras no Brasil, 81,52% foram motivados por lazer. Em relação a acompanhantes na viagem, 33,4% dos turistas declararam terem viajado com o cônjuge, filhos, parentes ou namorada e 81% declararam que o fato de o encontro ser realizado no Brasil influenciou na decisão de participar do evento. Outro resultado que chama a atenção é o fato de 79,7% dos entrevistados terem o interesse de retornar a Curitiba. Cerca de 60% afirmaram ter o intuito de retornar em até dois anos. </P><B>
<P align=justify>Economia - </B>Entre os principais itens adquiridos pelos turistas estão souvenirs/artesanato (68,5%), roupas/calçados (54,7%), livros/revistas (15,3%), além de artigos esportivos (4,7%), jóias (6,5%) e brinquedos (6,5%). Já entre as atividades pessoais realizadas, 76% afirmaram ter participado de passeios turísticos e 80,1% fizeram compras. </P>
<P align=justify>Hospedagem, compras, alimentos, cultura e transporte são os principais responsáveis pelo gasto individual médio diário do turista estrangeiro em Curitiba: US$ 288,77. O número é bem superior à média de gastos de turistas que vêm ao País a negócios que é US$ 165,14, segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendado pela Embratur em 2006.</P>
<P align=justify>Os gastos realizados pelos participantes estrangeiros durante o evento em Curitiba foram de US$ 1.927.366, sendo os maiores volumes: Hospedagem: US$ 773.830 (40,15%); Compras e presentes: US$ 512.661 (26,20%) e Alimentos e bebidas: US$ 261.970 (13,59%).</P>
<P align=justify>Esta etapa da pesquisa, realizada entre setembro de 2007 e maio deste ano, inclui onze eventos internacionais - distribuídos entre São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Campinas (SP) e que, juntos, contaram com a participação de cerca de 6,5 mil turistas estrangeiros. </P>
<P align=justify>Uma função importante desta sondagem é fornecer informações aos prestadores de serviços de eventos e de turismo para melhor aproveitar a permanência e aumentar o gasto dos estrangeiros no Brasil - além de apresentar informações sobre a organização da viagem e o impacto econômico da realização de eventos internacionais no Brasil. Até agora, os onze eventos já deixaram na economia do país cerca de US$ 12, 2 milhões.</P><B><FONT size=2>
<P><FONT color=#006600>Abaixo, seguem 20 bons motivos para escolher Curitiba para o Turismo de Negócios:</FONT></P>
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<P align=justify>1) É o Melhor Novo Destino de Negócios do País (Revista Veja - edição especial 86 - dezembro de 2006);</P>
<P align=justify>2) É a quarta Melhor cidade do Brasil para se fazer turismo (Revista Viagem e Turismo - novembro 2007);</P>
<P align=justify>3) É a terceira Melhor infra-estrutura do País (Revista Exame - Anuário 2006/2007);</P>
<P align=justify>4) É o Melhor destino cultural da Região Sul (Revista Veja - O Melhor do Brasil - dezembro de 2007);</P>
<P align=justify>5) É o Melhor custo-benefício (Revista Veja - O Melhor do Brasil - dezembro de 2007);</P>
<P align=justify>6) Está entre as cinco Melhores cidades da América Latina para fazer negócios (Revista América Economia - maio de 2006);</P>
<P align=justify>7) É referencia em qualidade de vida;</P>
<P align=justify>8) Possui 51 metros quadrados de área verde por habitante, com mais de 30 parques e bosques;</P>
<P align=justify>9) É modelo em planejamento urbano;</P>
<P align=justify>10) O Aeroporto Internacional Afonso Pena fica a apenas 20 minutos do Centro da cidade, com uma média de 156 vôos diários;</P>
<P align=justify>11) Curitiba conta com 150 hotéis, 10 mil apartamentos e 18 mil leitos.</P>
<P align=justify>12) Está localizada a uma hora e meia de vôo do Rio de Janeiro e a 50 minutos de São Paulo;</P>
<P align=justify>13) Sua localização é estratégica junto ao Mercosul e aos maiores centros econômicos do País;</P>
<P align=justify>14) Oferece Transporte Público premiado internacionalmente (ILEC - Internacional Institute for Energy Conservation), que é também referencia no exterior;</P>
<P align=justify>15) Possui excelente malha rodoviária de acesso à cidade, com rodovias modernas e duplicadas;</P>
<P align=justify>16) Possui aproximadamente 100 espaços para eventos entre Centros de Convenções, Teatros, Hotéis e Instituições;</P>
<P align=justify>17) Oferece variadas opções gastronômicas com influência das inúmeras etnias locais;</P>
<P align=justify>18) Está a menos de 100 quilômetros de distância do litoral paranaense, onde há cidades históricas, ilhas e várias praias;</P>
<P align=justify>19) Conta atualmente com mais de 23 shoppings, além de Feiras Livres, de Arte e Artesanato, além de ruas temáticas para compras de calçados e outros produtos;</P>
<P align=justify>20) Foi eleita a Capital Americana da Cultura, em 2003, pela Organização dos Estados Americanos (OEA).</P>
<P align=justify> </P></DIR></DIR></FONT></SUP>