Umbará presenteia Curitiba com rua e presépio iluminados

Natal no Umbará

• Natal no Umbará

O bairro Umbará guarda um presente completo para o Natal de Curitiba: juntou música, luzes, decoração e o presépio, todo o necessário para despertar o clima natalino. Nesta quarta-feira (29/11), quem foi ao Parque Lago Azul conhecer o presépio iluminado e em tamanho natural, foi recebido pela apresentação da Banda Lyra e o Quinteto de Câmara de Metais CWBrass.

O presépio em tamanho natural foi montado em frente ao antigo moinho de milho, uma das construções originais do local, que guardam a memória da família Segalla, antiga proprietária do terreno que foi transformado em parque público em 2008.

“Queremos fazer deste lugar mais uma tradição do Natal de Curitiba. É um local perfeito para o presépio, construído em um parque, no meio do povo”, destacou o prefeito Rafael Greca, que acompanhou as apresentações musicais rodeado por crianças.

Rua iluminada

A um quilômetro da entrada do Lago Azul, o Umbará tem outro ponto da magia natalina: o número 5.962 da Rua Nicola Pellanda foi rebatizado para “Rua Iluminada Família Moletta”. E o novo nome ganha sentido quando anoitece e 500 mil lâmpadas de todas as cores se acendem e criam formas no condômino da família dos Moletta, na via que se estende por 200 metros.

No caminho, há presépios, árvores de Natal, a casa do Papai Noel, bonecos de neve, e o caminho feito sob uma cobertura iluminada. “É o segundo ano que venho com minha família. Está ainda mais bonito. É ótimo ter algo lindo assim para entrar no clima do Natal”, elogia a dona de casa Adriana Gabardo, 29 anos.

A instalação de todas as lâmpadas foi feita em torno de 40 dias por cerca de 50 moradores das casas da Rua Iluminada, todos integrantes da família. “Estamos retomando uma tradição que havia parado lá em 1996 e que tinha durado 14 anos”, conta Fernanda de Castro Moletta.

O prefeito destacou que o “caminho de luz e sonho” criado no condomínio da família pode inspirar outros curitibanos a também iluminar suas casas para as festividades de fim de ano. “Queremos que mais famílias sigam o exemplo dos Moletta e que as luzes se multipliquem”, disse Greca.

A moradora do Bairro Novo, Carin Camargo, 31 anos, levou marido e filhos para conhecer as decorações do bairro vizinho e se encantou. “É um programa ótimo para fazer com a família. Vale a pena toda a cidade conhecer”, recomenda.

Também prestigiaram a decoração de Natal no Umbará o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o vereador Mauro Bobato, o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o administrador regional do Pinheirinho, João do Suco, e o fundador da rede de Supermercados Condor, Pedro Joanir Zonta.

Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba - Presépio Iluminado no Parque do Lago Azul

Diariamente, das 8h às 21h – Rua Colomba Merlin, Umbará. Gratuito.

Rua Iluminada Família Moletta – De segunda a quinta, da 20 às 23h30; sexta a domingo, das 20h à meia-noite. R$ 10 (maiores de 60 anos pagam meia-entrada e menores de 10 anos são isentos de taxa de ingresso) Rua Nicola Pellanda, 5.962, Umbará.