O setor do Turismo enfrenta um dos momentos mais desafiadores de sua história, trazido pela pandemia do novo coronavírus. Ações de suporte, reorganização, reposicionamento e fomento da atividade estão sendo reconstruídas. Neste sentido, o Conselho Municipal de Turismo criou uma Comissão Técnica de Enfrentamento da Pandemia para acompanhar como Curitiba está enfrentando a pandemia e propor estratégias que auxiliem o trade.
Um levantamento feito pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT) aponta o impacto da pandemia no setor em Curitiba. A apuração foi feita em atrativos da cidade nos primeiros seis meses de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.
Os números de janeiro e fevereiro de 2020 apontavam para uma sequência de crescimento no setor, como vinha acontecendo nos últimos anos. Os embarques na Linha Turismo tiveram aumento de 38,4%. Na Torre Panorâmica o crescimento foi de 19,6%, os acessos ao portal apontavam uma procura de 21,4% maior do que no mesmo período de 2019. Dados da Infraero indicaram um crescimento de 5,2% no número de desembarque no aeroporto Afonso Pena.
“2020 era um ano promissor para o setor mas com a chegada da pandemia tudo mudou. Agora estamos criando novas estratégias e, quando for possível, esperamos retomar ainda com mais qualidade”, salienta Tatiana Turra, presidente do IMT.
Em decorrência da pandemia houve uma queda de aproximadamente 40% na demanda turística em Curitiba, número sustentado pela média do bom desempenho nos dois primeiros meses do ano. Veja aqui o detalhamento dos dados.
Conheça as principais ações do setor:
- Confecção do Portal da Feira do Largo da Ordem – proporciona vitrine virtual dos artesãos que participam dos programas coordenados pelo Instituto, que já superou mais de 600 mil visualizações.
- Adaptação dos Cursos do Liceu de Ofícios Criativos para o ambiente online, foram promovidos 66 cursos de abril a junho e 8 vídeoaulas, que proporcionaram a capacitação de mais de 1.320 artesãos e profissionais da economia criativa;
- No ambiente do Liceu, teve início o Conexões Criativas, novo projeto do Liceu dos Ofícios Criativos que mescla consultoria, rodada de negócios e divulgação do trabalho dos artesãos. O projeto tem como propósito incentivar, apoiar, valorizar e principalmente, inspirar os expositores das Feiras de Artesanato de Curitiba na criação de novos produtos por meio de parcerias e consequentemente aumentar o número de clientes e de vendas;
- Articulação e capacitação de artesãos para a confecção de máscaras para aquisição da PMC;
- Desenvolvimento de área no site do Instituto para informar os turistas da situação dos atrativos da cidade, além de informações complementares;
- Desenvolvimento de área no site do Instituto direcionada aos empresários e gestores de empreendimentos turísticos quanto aos protocolos sanitários, linhas de créditos, pesquisas direcionadas ao setor, entre outros;
- Promoção da LIVE, apoio da Agencia Curitiba, com técnico do BRDE sobre as oportunidades de Linhas de Créditos para o setor de Turismo;
- Adaptação da linguagem nas redes sociais CurtaCuritiba e demais ferramentas de promoção, adequando-se aos conceitos: "Não cancele, adie!", mantendo um convite para que as pessoas visitem Curitiba assim que pandemia permita retomada das viagens e expondo instrumentos que permitam conhecer Curitiba virtualmente.
- A realização do 1o Webinar Inspiração CTUR (com previsão de novos encontros) com o objetivo de alinhar a equipe para estabelecer um plano de retomada das atividades de turismo e artesanato na cidade. Direcionado para os funcionários do Instituto Municipal de Turismo, contou com a atuação de mais de 40 servidores e com a participação de representantes do Ministério do Turismo, Paraná Turismo, Sebrae e Gramado Tur.