Ir para conteúdo

Natal da Gratidão coroa ano de superação no Turismo

Turismo

  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo

A quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais coroa um ano em que a tônica, a exemplo dos últimos tempos, foi superar as dificuldades causadas pela pandemia de covid-19.

A maior programação gratuita de Natal do Brasil, com duração de 53 dias, é um feito que marca a retomada da cidade em várias frentes – mantendo ainda os cuidados para prevenção da covid-19. Celebração do Natal da Gratidão, reativação do turismo (interno e externo) e movimentão do comércio.

O Instituto Municipal de Turismo (IMT), no entanto, desenvolveu uma série de outras ações e programas, criando e estimulando alternativas de geração de renda e melhorias para o setor e reforçando Curitiba como um destino seguro (e repleto de atrações) para os turistas.

Serviços e espaços (como a Torre Panorâmica e a Linha Turismo) foram reabertos, garantindo lazer seguro para os usuários.

Merece destaque a criação da Escola de Turismo, voltada à capacitação do pessoal que trabalha no setor – o que é fundamental no desenvolvimento e recuperação dessa cadeia produtiva.

Outras iniciativas incluem o fomento à produção associada ao turismo como o Liceu de Ofícios Criativos, o Madeira nas Arcadas, as Feiras de Arte e Artesanato, o site feiradolargo.curitiba.pr.gov.br, o Empório Metropolitano que são exemplos de apoio ao produtor local.

A integração com a Região Metropolitana foi reforçada no setor de turismo, permitindo um conjunto de atrações turísticas capazes de aumentar o tempo e o gasto médio do turista.

Curitiba fez parte ainda do projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes, programa do Ministério do Turismo que reúne os setores público e privado, academia e comunidade com o objetivo de acelerar a transformação da cidade em um destino inovador e inteligente.

Veja as principais ações e programas.

Natal

A quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais é a maior programação gratuita de Natal do Brasil. Durante 53 dias, moradores e turistas podem celebrar o Natal da Gratidão, tema escolhido para essa edição.

A programação ocorre até o dia 30 de dezembro, mas a decoração permanece e algumas atividades vão até o dia 9 de janeiro.

O cardárpio inclui autos natalinos, circuitos de luz em sistema drive-thru, recitais de ópera, concertos, exposições, feiras, voos de balão além da linda decoração que se espalhou por toda a cidade.

Em 2019 (pré-pandemia, portanto), as atividades atraíram cerca de 700.000 pessoas para as apresentações de Natal, sendo 106 mil turistas de fora.

Em 2020, com a pandemia do Covid-19, o projeto precisou ser adaptado, respeitando os protocolos sanitários e decretos vigentes de prevenção ao coronavírus, ainda assim cerca de 330 mil pessoas desfrutaram os eventos em formato drive thru, com o qual a população pode desfrutar de atrativos com toda a segurança.

Bem aceito, o formato drive-thru entrou também para o rol de atrações de 2021.

Escola de Turismo

A Prefeitura lançou em setembro a Escola de Turismo, a primeira do Brasil, com uma proposta inovadora e colaborativa com capacitações destinadas a um grande público: trade, empresas, empresários, terceiro setor, servidores públicos, intercambistas e cidadãos interessados em inovação no setor turístico.

A iniciativa é uma parceria do Instituto Municipal de Turismo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Paraná (Senac/PR) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa)

Participante de um dos cursos, Tatiana Fagundes, diretora-executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), disse que os módulos de conteúdo abordados são muito importantes para que profissionais e empresários do setor de turismo da capital possam conhecer e adotar as melhores práticas do setor no mundo, pensando sempre em inovação, sustentabilidade e viabilidade financeira.

"No turismo de experiência, o foco é o indivíduo e o acesso que ele pode ter a algo imaterial que tenha conexão com tradição e história, mesmo que criado recentemente”, afirmou ela.

Além da escola, o Instituto de Turismo com apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação anunciou a segunda etapa da parceria com o Sebrae-PR que auxilia micro e pequenas empresas ligadas ao setor de turismo, atendendo ao programa de retomada econômica da cidade. Foram 7.179 horas de consultoria gratuita, em 1.523 atendimentos, para 985 a pequenas empresas.

Linha Turismo e Torre

Depois de um ano e sete meses fechada, a Torre Panorâmica reabriu na primeira quinzena de novembro de 2021, com agendamento prévio e limitação de visitantes.

Trata-se de um atrativo bastante procurado e importante para o setor recuperar o movimento pré-pandemia.

Os equipamentos administrados pelo IMT tiveram em 2021, 6.465 atendimentos no ano, um número ainda bem abaixo do que era registrado antes de 2020.

No processo de retomada, a Linha Turismo também retornou o serviço em julho de 2021, totalizando 61.680 embarques no ano – ainda longe dos quase 560 mil de 2019, mas num sinal de que o movimento de turismo está voltando aos poucos.

Na Linha Turismo, foi aplicada também uma pesquisa com usuários. O levantamento prossegue até o final do ano e vai traçar um perfil da percepção dos usuários sobre o serviço.

Vários usuários já adiantaram que estão muito satisfeitos, com a Linha e com a cidade.

“Estamos adorando, a cidade é linda. Já tinha feito um passeio na Linha Turismo da cidade de Natal, mas lá o ônibus é todo fechado, aqui é mais gostoso, aberto, ventilado, vou participar da pesquisa, mas a minha nota já é 10”, disse Rosemeire Aparecida Generoso, turista vinda de São Paulo, que circulou com o filho Giovanni, de 12 anos.

Já Fléver Santos veio com um grupo de seis pessoas de Manaus. A esposa, Mônica Gomes, comenta que além de todos estarem pela primeira vez em Curitiba, essa é a primeira viagem do filho, um bebê de 7 meses. 

“A estrutura da cidade é maravilhosa, estamos adorando o clima e já fizemos vários passeios. Adoramos essa possibilidade de poder andar na Linha Turismo durante dois dias, esse tíquete com 24 horas de validade é muito bacana”, disse Mônica.

Lojas #CuritibaSuaLinda

A cidade e seus turistas ganharam em 2021 duas novas lojas do #CuritibaSuaLinda, com produtos de artesãos e designers que expressam a identidade da capital. Além de lindas e úteis lembranças para moradores e turistas, as lojas representam uma oportunidade para produtores locais mostrarem e venderem seus trabalhos.

Em maio, ocorreu a inauguração da loja #CuritibaSuaLinda no Memorial Paranista e na primeira quinzena de dezembro foi aberta a primeira unidade em shopping center (no Estação). Elas se uniram às lojas em funcionamento do Jardim Botânico, Mercado Municipal.

As unidades do Palacete Wolf (São Francisco), da Torre Panorâmica (Mercês) e do Espaço Cultural David Carneiro, no Hotel Pestana, devem reabrir em breve, com adaptações pós-pandemia.

Além disso, este ano, foram ainda realizadas quatro curadorias para seleção de produtos, contando com aproximadamente 50 (cinquenta) novos produtos aprovados e a contratação de sete novos vendedores.

Vendedores das lojas, por sua vez, participaram de um curso, com muita dinâmica de grupo, voltado a ampliar a expertise de atendimento e vendas.

Reinventando e inspirando

O Liceu de Ofícios Criativos suspendeu os cursos presenciais e migrou as formações para a plataforma do Youtube durante a pandemia. Foi uma forma de manter o contato com o setor criativo e oferecer cursos voltados ao mercado on-line.

Foram realizadas mais de 200 videoaulas. As páginas do Liceu nas plataformas digitais Facebook e YouTube receberam mais de 63 mil visualizações. 

“Naquele momento tão delicado em que estávamos, ainda em estado de choque e sem saber o que iria acontecer, surge novamente o Liceu de Ofícios Criativos, desta vez nas redes sociais. Eu posso afirmar que isso mudou minha vida. Além de contribuir profissionalmente, as lives impactaram a nossa vida pessoal e isso realmente não tem preço”, revela Mônica Mota, artesã.

Em 2021 foi lançado nas plataformas digitais o Papo de Artesão. Que reúne quinzenalmente artesãos que promovem a troca de ideias e experiências.

A previsão é que em 2022 todas as capacitações voltem a acontecer de forma presencial e com o lançamento de novos projetos como mentorias de negócio e consultoria em design.

Reconhecimento

Curitiba foi premiada no Desafio Turistech Brasil. Com o projeto Destino Turístico Inteligente a cidade ficou em segundo lugar na categoria Destino, Academia e Empresas. O Liceu de Ofícios Criativos, o Programa Escola de Turismo de Curitiba e o Plano de Retomada da economia das empresas do setor de turismo de Curitiba pós-covid-19, receberam Menção Honrosa, na mesma categoria.

Mentorias

O Programa de Retomada da Economia ofereceu aos pequenos empresários soluções para alavancar as vendas, melhorar a gestão, se inserir no mercado on-line e repensar o modelo de negócio. Foram oferecidas mais de 4.444 horas de consultoria atendendo cerca de 100 empresas.

A parceria entre o IMT e a Universidade Positivo, gerou oportunidade para 20 artesãos que receberam individualmente um projeto específico de inovação para sua produção, realizada por alunos do Curso de Extensão da Universidade.

Curitiba Criativa

A prefeitura lançou o Portal Curitiba Criativa com o cadastramento e atualização dos dados dos artesãos e produtores criativos ativos nas Feiras de Arte e Artesanato, administradas pelo IMT. O sistema já ultrapassou 4.500 artesãos cadastrados. A vitrine da Feira do Largo vinculada ao Portal Curitiba Criativa obteve um milhão de visualizações.

Madeira nas Arcadas

Localizado nas Arcadas de São Francisco, o espaço conta com a participação de marcas que oferecem objetos produzidos a partir de madeiras que seriam descartadas. Como forma de organizar o grupo de designers e estruturar um processo contínuo de ações de fomento, discutiu-se o modelo de estatuto para criação da Associação dos Produtores Madeira nas Arcadas.

Feiras de Arte e Artesanato

As Feiras de Arte e Artesanato passaram por constantes adequações para o funcionamento com segurança diante da pandemia. Com abertura inédita em outros dias da semana, além dos domingos, como sextas e sábados, os artesãos foram organizados para atender aos novos protocolos sanitários.

A Feira do Largo da Ordem retomou suas atividades aos sábados e domingos. Um novo modelo de barraca foi apresentado pelo Ippuc com entrega de um protótipo, como parte do projeto de reestruturação.

Está em implantação, novo layout da Feira do Largo da Ordem, com o fechamento das Ruas Trajano Reis, Jaime Reis e Dr. Muricy e o desenvolvimento de um projeto para facilitação do acesso à feira.

Também foram realizadas as Feiras Especiais de Arte e Artesanato de Inverno, da Primavera e da Crianças, as Feiras de Natal, nas tradicionais Praças Osório e Santos Andrade e neste ano com a implantação da Feira de Natal do Tatuquara.

Empório Metropolitano

O Programa Empório Metropolitano foi reformulado em 2021 para melhor atender aos artesãos e teve cinco unidades remodeladas.

O programa oferece toda a estrutura necessária para que o artesão possa gerar renda com o seu artesanato de forma independente no mercado.

Destino Seguro

Lançada na primeira quinzena de outubro, a Campanha Destino Seguro foi desenvolvida para moradores e turistas.

Curitiba conquistou o selo Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTCC), emitido aos destinos reconhecidos pela adoção de protocolos globais de biossegurança contra o coronavírus. A chancela tem o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e mais de 200 grandes empresas mundiais do setor.

Curta Curitiba em destaque

Crescimento das mídias sociais do Curta Curitiba. O perfil do Instagram teve 20.000 contas alcançadas, crescimento de 93,2%. Foram 7.887 interações de conteúdo, representando 102% de crescimento. São 5.326 seguidores, um crescimento de 7,4%, comparado ao mesmo período anterior. No Facebook são 579.212 pessoas alcançadas, um crescimento de 191%. O engajamento com a publicação foi de 66.317, um aumento de 222%.

Setor de eventos

O setor de eventos foi diretamente impactado pela pandemia de covid-19. A flexibilização, ainda com restrições para a realização de evento, teve início no mês de setembro.

Alguns dos eventos realizados com apoio do IMT; Festival FIMS, Casa Cor, Santa Rita, Congresso ABES, Feira das Nações, Comida di Boteco, Festival da Carne de Onça e o Festival do Pão com Bolinho.

Pesquisas

Foram aplicadas pesquisas junto aos artesãos permissionários do IMT, em formato online e nos PITs - Postos de Informações Turísticas e CATs - Centrais de Atendimento aos Turistas, com a retomada do atendimento presencial.

Ambas para avaliação do perfil do atendimento e levantamento de informações para melhorar a estrutura e serviços dos espaços.

O Instituto Municipal de Turismo, em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo - RBOT, está realizando também a Pesquisa Nacional de Avaliação da qualidade dos atrativos turísticos com a metodologia Tourqual com objetivo de diagnosticar a percepção de turistas com relação a qualidade dos serviços turísticos prestados em atrativos dos destinos turísticos brasileiros.

Turismo Inteligente

Em abril o Ministério do Turismo anunciou Curitiba como uma das dez cidades pilotos para o projeto DTI - BRASIL. Um programa que busca transformar cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras.

Em mais uma parceria com o Sebrae /PR, está sendo desenvolvido o Ecossistema Destino Turístico Inteligente de Curitiba. Em março foi finalizado o documento do Mapa Estratégico com a definição do objetivo, proposta de valor e seus 8 eixos estratégicos.

Os membros envolvidos no Ecossistema DTI Curitiba vêm se reunindo mensalmente em grupos de trabalho de cada eixo, com previsão de entrega até 2023. 

O MTur também anunciou a entrada do Instituto Municipal de Turismo como membro do colegiado da Câmara de Turismo 4.0. Coordenado pelo Ministério do Turismo, em comum acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O conteúdo está disponível numa landing page específica

Integração com a Região Metropolitana

Retomada do grupo de trabalho no Pró Metrópole - GT Turismo, Desenvolvimento Empresarial e Pequenos Negócios. O CTUR retomou a coordenação das iniciativas que envolvem discussões e boas práticas aplicadas ao Turismo Regional.

Quer compartilhar?